Bombeiro Civil, Eventos

Principais lugares para se trabalhar como Bombeiro Civil

Em diversos lugares, por lei, a presença do Bombeiro Civil se faz obrigatória. Isso porque em alguns estabelecimentos, empresas e eventos, as chances de um acidente ou imprevisto se tornar maior devido ao local e quantidade de pessoas presentes são evidentes.

Para reduzir os riscos para as pessoas e o patrimônio, os profissionais precisam atuar diariamente nesses lugares. Eles conseguem prevenir acidentes de diferentes naturezas e controlar as mais diversas situações que oferecem perigo.

Um Bombeiro Civil que quer ingressar no marcado de trabalho, mas não sabe onde irá atuar, deve ter em mente que as opções são inúmeras e, por isso, ele deve ser qualificado para que possa exercer seu trabalho em diferentes tipos de estabelecimentos.

Ele pode trabalhar em agências bancárias, shoppings, hipermercados, empresas, festas, hotéis, lojas e eventos de todos os tipos. Para facilitar, criamos um artigo com os principais lugares onde um Bombeiro Civil pode trabalhar. Confira:

Casas de shows e espetáculos

Esses tipos de estabelecimentos, como teatros, boates, casas de shows e cinemas costumam ter um número elevado de pessoas em um mesmo espaço que, na maioria das vezes, é fechado. Acidentes não só envolvendo fogo e fumaça, mas também aglomeração de pessoas, podem ser evitados nesses locais quando há a presença de um profissional capacitado par lidar com todas as situações.

Por isso, em diversos municípios brasileiros é obrigatória a presença do Bombeiro Civil nesses lugares para realizar o trabalho de inspeção, prevenção e salvamento caso seja necessário.

Shoppings e hipermercados

Estabelecimentos com grande circulação de pessoas, no geral, devem contar com a presença de um Bombeiro Civil. Ou seja, todo empreendimento empresarial com reunião de lojas comerciais, restaurantes, cinemas, em um só conjunto arquitetônico precisa de Bombeiros Civis presentes.

O número de profissionais atuando na planta vai variar de acordo com o tamanho do lugar. A unidade de combate a incêndio nesses locais poderá ser única, atendendo ao shopping center e aos estabelecimentos associados.

O mesmo vale para os hipermercados e grandes lojas de departamentos, que diariamente possuem uma dinâmica semelhante à de um shopping, com grande circulação de pessoas.

Grandes eventos em geral

De acordo com a Lei Federal nº 11.901, qualquer estabelecimento de reunião pública educacional ou eventos em área pública ou privada que receba grande concentração de pessoas (acima de 1.000 ou com circulação média de 1.500 pessoas por dia) deve contar com Bombeiros Civis.

Ou seja, em shows, festivais, jogos, eventos esportivos no geral ou com qualquer outra temática. Além de fazer a vistoria no local, o profissional está sempre preparado para agir diante de eventuais acidentes e imprevistos, garantindo a segurança dos seres humanos e do patrimônio.

Indústrias e empresas

O Bombeiro Civil que trabalha em indústrias, geralmente, além da formação básica, precisa ter algumas especializações específicas. Isso porque o profissional vai trabalhar diariamente com materiais e situações diferentes daquelas encontradas no dia a dia.

São serviços especiais que incluem atuação em altura, solda e corte a quente, recebimento de produtos químicos e liberação de resíduos industriais, espaço confinado, entre outros.

Já o que trabalha em empresas vai atuar como os profissionais fazem em outros estabelecimentos. Isso significa que
ele levará segurança às pessoas que trabalham no local através de ações de prevenção e, caso seja necessário, ações de salvamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *